PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A OBRIGAÇÃO DE INCLUIR NA EDUCAÇÃO

REFLEXOS DA DECISÃO NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 5357 E A MARCA HISTÓRICA DO ACESSO À EDUCAÇÃO

Autores

  • ELIANA FRANCO NEME PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUCSP
  • LUIZ ALBERTO DAVID ARAUJO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUCSP

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Tratados Internacionais

Resumo

Este artigo pretende apresentar os efeitos da decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5357 apresentada perante o Supremo Tribunal Federal no processo de inclusão da pessoa com deficiência, deflagrado no Brasil a partir da edição da Constituição Federal de 1988. Nosso propósito é demostrar que a trajetória da real inclusão social da pessoa com deficiência, originada pelo texto encontra óbices na interpretação da Constituição, em especial em relação à hierarquia dos tratados internacionais de proteção dos direitos humanos quando integrados ao sistema normativo brasileiro. Consignamos põem, que as divergências relacionadas à compreensão da real intenção de inclusão apresentada pelos criadores da Constituição foram superadas no caso que analisamos tanto pela modificação da Constituição como pela compreensão que o Supremo Tribunal Federal deu ao caso especifico da ADIn n.º 5357, o que significou um marco importante para a utilização da educação como instrumento de real inclusão no modelo brasileiro.

Biografia do Autor

ELIANA FRANCO NEME, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUCSP

Mestre, doutora e livre docente em direito constitucional. Professora da Universidade de São Paulo – Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e da Centro de Pós Graduação do Centro Universitário de Bauru.

LUIZ ALBERTO DAVID ARAUJO, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUCSP

Mestre, doutor e livre docente em direito constitucional. Integrante da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Professor Titular da Pontifica Universidade Católica de São Paulo.

Referências

ARAUJO, Luiz Alberto David; NEME, Eliana Franco. Proteção das pessoas com deficiência. In: NUNES JUNIOR, Vidal Serrano. Manual de direitos difusos, São Paulo: Verbatim, 2009.

ARAUJO, Luiz Alberto David Araujo. Pessoas com deficiência e o dever constitucional de incluir. A ação direta de inconstitucionalidade n. 5357; uma decisão vinculante e muito sinais inequívocos. São Paulo: Verbatim, 2018.

BATISTA, Cristina Abranches Mota e MANTOAN, Maria Teresa Egler. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/defmental.pdf . Acesso em 02/01/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do Parecer da Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação CNE/CEB nº 17/2001 sobre a Educação Especial. Brasília: 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva / Secretaria de Educação Especial. - Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6726-marcos-politicos-legais&Itemid=30192. Acesso em 02/01/2021.

BRASIL. Ministério Público Federal. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular. Brasília: 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf . Acesso em 02/01/2021.

CROSARA RESENDE, Ana Paula; VITAL, Flavia Maria de Paiva. Coord. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Brasília, 2008.

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIENCIA. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 02/01/2021.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). ADIN nº 5357, Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=12012290, texto completo com decisão integral. Acesso em 02/01/2021.

MAIOR, Izabel de Loureiro. A política de inclusão da pessoa com deficiência como questão de direitos humanos. Revista Cientifica de Direitos Humanos. Brasília, 23 Nov. 2018. Disponível em https://revistadh.mdh.gov.br/index.php/RCDH/article/view/21/6. Acesso em 02/01/2021.

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

FRANCO NEME, E. ., & DAVID ARAUJO, L. A. . (2021). PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A OBRIGAÇÃO DE INCLUIR NA EDUCAÇÃO: REFLEXOS DA DECISÃO NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 5357 E A MARCA HISTÓRICA DO ACESSO À EDUCAÇÃO. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 13(24), 154–174. Recuperado de https://www.abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/292

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.