UMA BREVE HISTÓRIA DO CONSTITUCIONALISMO DEMOCRÁTICO

Autores

  • Flávio Pansieri PUCPR
  • Rene Sampar ABDConst./Paraná

Palavras-chave:

constitucionalismo democrático, sala de máquinas da Constituição, liberdade e igualdade

Resumo

Uma das questões mais desafiadoras que podem ser feitas aos juristas em geral é descrever a constituição histórica da democracia e nisto consiste o problema deste trabalho. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo consiste em enunciar algumas bases do constitucionalismo democrático de modo a descrever algumas das suas nuances. Ademais, segue-se com um detalhamento da história brasileira de forma a demonstrar os inúmeros desafios da nossa contingência política. Com efeito, a hipótese é a de que o constitucionalismo democrático tem se provado capaz de superar algumas das idiossincrasias do contexto brasileiro. Por fim, este estudo se apoia no método hipotético-dedutivo como forma de testar a hipótese apresentada e que, para tanto, foi conduzido a partir de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Flávio Pansieri, PUCPR

 

Presidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Curitiba. Advogado.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2016

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. 10 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

BURKE, Edmund. Reflexões sobre a revolução na França. Tradução de Marcelo Gonzaga de Oliveira e Giovanna Louise Libralon. Campinas: Vide Editorial, 2017.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7 ed. Coimbra: Almedina, 2003.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição Dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. 2 ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2001.

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 6 ed. São Paulo: UNESP, 1999.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda (organizador). Canotilho e a Constituição dirigente. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

FACHIN, Zulmar; SAMPAR, Rene. Teoria do Estado. 7 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023.

FERRAJOLI, Luigi. Principia Iuris: teoria del diritto e della democrazia. Roma: Laterza, 2009. (Volume 02: Teoria Della Democrazia).

GARGARELLA, Roberto. La Sala De Máquinas de la Constitución: dos siglos de constitucionalismo em América Latina (1810-2010). Madrid: Katz, 2015.

HIMMELFARB, Gertrude. Os caminhos para a modernidade: o iluminismo britânico, francês e americano. Tradução de Gabriel Ferreira da Silva. São Paulo: É Realizações, 2011.

GOMES, Ana Cláudia Nascimento Gomes; ALBERGARIA, Bruno; CANOTILHO, Mariana Rodrigues (coordenadores). Direito constitucional: diálogos em homenagem ao 80° aniversário de J. J. Gomes Canotilho. Belo Horizonte: Fórum, 2021.

HESSE, Konrad. A Força Normativa da Constituição. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1991.

HIRST, Paul. A Democracia Representativa e Seus Limites. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

HUNTINGTON, Samuel. A Terceira Onda: Democratização no Final do Século XX. Editora Ática, 1994.

LAFER, Celso. O Moderno e o Antigo Conceito de Liberdade. São Paulo: Perspectiva, 1980.

LEÃO, Michele de. Lei Saraiva (1881): Se o Analfabetismo é um Problema, Exclui-se o Problema. Aedos n. 11 vol. 4, p. 602-615, set. 2012.

LEITE, George Salomão; STRECK, Lenio Luiz; NERY JR, Nelson. Crise dos poderes da República: judiciário, legislativo e executivo. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2017.

MELLO, Maria Tereza Chaves de. A República Consentida: cultura democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

MILL, John Stuart. Sobre a Liberdade. São Paulo: Ibrasa, 1963.

PANSIERI, Flávio. A Liberdade no pensamento Ocidental. Tomo III. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

ROUSSEAU, Dominique. Radicalizar a democracia: proposições para uma refundação. Tradução de Anderson Vichinkeski Teixeira. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2019.

STRECK, Lenio. Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica. 4 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Pansieri, F., & Sampar, R. (2024). UMA BREVE HISTÓRIA DO CONSTITUCIONALISMO DEMOCRÁTICO. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 1–20. Recuperado de https://www.abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/574

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.