O PAPEL DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS NO PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO BRASILEIRO

Autores

  • Rene Sampar UEL

Palavras-chave:

Medidas provisórias, Presidencialismo de Coalizão

Resumo

A realidade política no Brasil é a das mais peculiares. O legislador constituinte de 1988 estabeleceu um sistema híbrido, conjugando elementos tanto do presidencialismo como do parlamentarismo. Entre teoria jurídica e política cotidiana, nosso regime presidencial tem de se amoldar com as coalizões parlamentares entre Executivo e Legislativo, garantindo ao primeiro o poder de agenda do segundo, e ainda com a governança por meio da Medida Provisória, instituto que passa por tentativas de revisão devido ao sobrestamento da pauta do Congresso Nacional. A consequência mais elementar desta junção é um sistema improfícuo e que beira à inoperância. O presente artigo tem por escopo investigar esta relação entre o presidencialismo de coalizão e a utilização das Medidas Provisórias, em um estudo comparado entre as legislações do Brasil, da Itália e da Espanha.

Biografia do Autor

Rene Sampar, UEL

Mestrando em Filosofia Contemporânea (UEL). Especialista em Filosofia Política e Jurídica (UEL). Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo (IDCC). Graduado em Direito (UEL).

Referências

AMES, Barry. Os entraves da democracia no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

BARROSO, Luis Roberto. O controle de constitucionalidade no direito brasileiro. 3. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 13. ed., rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2003.

BRASIL. Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1926/regimento_interno_9ed .pdf?sequence=9>. Acesso em: 08 ago. 2013.

BRASIL. Regimento Interno do Senado Federal. Disponível em: . Acesso em 08 ago. 2013.

BRASIL. Senado Federal. Assembleia Nacional Constituinte: 1987-1988. Ata da Subcomissão do Poder Executivo. Disponível em <http://www.senado.gov.br/ publicacoes/anais/asp/CT_ Abertura. asp>. Acesso em: 10 ago. 2013.

BRASIL. Sítio eletrônico da Presidência da República. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/decretos-leis#content>. Acesso em: 12 jun. 2013.

CHEVALLIER, Jacques. O Estado pós-moderno. Belo Horizonte: Fórum, 2009. ESPAÑA. Constitución española. Disponível em: <http://www.congreso.es/consti/

constitucion/indice/index.htm>. Acesso em: 08 ago. 2013.

FACHIN, Zulmar. Curso de Direito Constitucional. 3. ed., rev. atual. e ampl. São Paulo: Método, 2008.

FILHO, Newton Tavares. Consultoria Legislativa: Excesso na edição de Medidas Provisórias. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1605>. Acesso em: 10 ago. 2013.

HORTA, Raul Machado. Direito Constitucional. 4. ed., rev. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

ITALIA. La Costituzione della Repubblica Italiana. Disponível em: . Acesso em: 09 ago 2013.

ITALIA. Legge n. 400. Sito di Governo italiano. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2013.

LIMA, Ana Paula Magalhães Albuquerque. As Medidas Provisórias e o seu uso para versar sobre crédito extraordinário. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/ handle /bdcamara/642>. Acesso em: 14 jun. 2013.

LIMONGI, Fernando. A democracia no Brasil: presidencialismo, coalizão partidária e processo decisório. Revista Novos Estudos. São Paulo: Cebrap, 2006 (n. 76).

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 17. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

NICOLAU, Gustavo Rene. Medidas provisórias: O Executivo que legisla: Evolução Histórica no Constitucionalismo Brasileiro. São Paulo: Atlas, 2009.

NASCIMENTO, Reinaldo Sobrinho do. Poder de agenda: a supremacia do Poder Executivo e seus efeitos na sistematização da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/2021>. Acesso em: 10 jun. 2013.

PEREIRA, Carlos; MUELLER, Bernardo. Comportamento Estratégico em Presidencialismo de Coalizão: As Relações entre Executivo e Legislativo na Elaboração do Orçamento Brasileiro. Revista de Ciências Sociais Dados. Rio de Janeiro: Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 2002 (vol. 45, no 2).

SAMPAIO, Marco Aurélio. A Medida Provisória no presidencialismo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2007.

SANTOS, Brasilino Pereira. As Medidas Provisórias no Direito Comparado e no Brasil. São Paulo: LTr, 1993.

SANTOS, Fabiano. O Poder Legislativo no Presidencialismo de Coalizão. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.

SILVA, José Afonso da. Poder constituinte e poder popular: estudos sobre a Constituição. 1. ed., 2. tir. São Paulo: Malheiros, 2002.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Sampar, R. (2020). O PAPEL DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS NO PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO BRASILEIRO. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 4(6), 32–49. Recuperado de https://www.abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/50

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.